Como eliminar ácaros da casa de forma simples e eficaz
Saber como eliminar ácaros é uma forma de cuidado com você mesma, com a sua família e com o lugar onde você passa as suas noites. Afinal, esses bichinhos aparecem, se multiplicam e incomodam bastante, podendo gerar alergias ou até mesmo sarna.
Falando mais sobre eles, os ácaros estão por trás da maior parte das alergias causadas domesticamente. Aliás, caso você não saiba, eles são um grupo de bichinhos invisíveis a olho nu, mas que incomodam e muito as pessoas mais sensíveis. Principalmente em ambientes úmidos e bem quentes, como camas, sofás e poltronas.
O QUE SÃO ÁCAROS?
Primeiro, vamos entender o que é ácaro e por que ele aparece tanto quando falamos de cuidados com a casa: os ácaros são aracnídeos bem pequenos, com um tamanho que varia de 0,25 a 0,75 mm de comprimento, ou seja, eles não são insetos! Eles são parentes distantes das aranhas e escorpiões e, por estarem no agrupamento Acari, são parentes mais próximos dos carrapatos.
Segundo os estudos, existem mais de 30 mil espécies diferentes de ácaros, podendo viver na terra, na água, em ambientes residenciais ou como parasita, dentro de outros ou na sua pele.
No caso dos ácaros domésticos, a sua adaptação fez com que eles passassem a consumir resto de peles humanas e animais, favorecendo o seu aparecimento nos locais onde passamos mais tempo. Isso não seria um problema necessariamente, porém, os ácaros liberam fezes microscópicas que podem causar os problemas nas vias aéreas e na nossa pele.
QUAIS DOENÇAS OS ÁCAROS PODEM CAUSAR?
Além de alergias respiratórios diversas, rinite e outras questões das vias aéreas, os ácaros podem causar problemas um pouco mais sérios como:
CONJUNTIVITE
Associada à rinite, ela pode aparecer da mesma forma. Recomenda-se não passar as mãos nos olhos, especialmente após tocar na poeira.
DERMATITE ATÓPICA
Os ácaros podem favorecer coceira, vermelhidão e lesões na pele em algumas pessoas, por conta da hipersensibilidade.
SARNA
Também chamada de escabiose humana, essa doença cutânea leva ao aparecimento de coceira e lesões na pele. Normalmente, está associada a uma maior presença de ácaros, com eles passam a permanecer na pele e depositarem ovos e fezes.
COMO IDENTIFICAR ÁCAROS NO COLCHÃO?
Como os ácaros são invisíveis a olho nu, a melhor forma de reparar sobre a sua existência e proliferação na sua casa ou, quem sabe, no seu trabalho, é reparar se existem sintomas após o contato com algumas superfícies ou ambientes.
Por exemplo, se logo após se deitar, começarem espirros, coceiras ou incômodo nas vias nasais, é possível que exista ali a proliferação de ácaros. Da mesma forma, toalhas podem causar esse efeito e vai ser necessário que você analise o que está acontecendo.
Além desses locais, os ácaros podem estar em ambientes como muita poeira no chão ou em superfícies diversas. Por isso, ao remover a poeira, é ideal que a escolha seja por aspiradores de pó e não vassouras e espanadores, que acabam espalhando a poeira e o pó.
COMO ELIMINAR OS ÁCAROS DA SUA CASA?
É hora de saber como acabar com os ácaros! A resposta para lidar com eles é muito simples: a limpeza é a sua maior aliada. Isso porque os bons hábitos e uso de produtos conseguem tornar o ambiente inóspito para eles, eliminando-os aos poucos.
COMO ELIMINAR OS ÁCAROS NO COLCHÃO?
É possível realizar essa limpeza com bicarbonato, vinagre ou produtos específicos. O mais importante é eliminar a poeira no colchão antes com um aspirador com potência adequada. Após isso, é possível esfregar bicarbonato nas manchas ou nos pontos que possam ter o bichinho, assim como também é possível esfregar uma mistura com água morna e vinagre.
Lembre-se de deixar secando e passar novamente o aspirador para remover restos e os ácaros mortos. O ideal é que, durante todo este processo, o ambiente esteja sendo constantemente arejado e iluminado com luz natural para promover uma redução da umidade.
Aliás, é preciso dizer: a melhor forma de acabar com os ácaros é manter a casa sempre arejada, com roupas limpas e com a poeira controlada. Sabemos que nem sempre é fácil, mas são medidas que ajudam muito a preservar a sua saúde respiratória e a da sua família!
Veja algumas dicas para se prevenir dos ácaros:
- Passe o aspirador de pó em todos os ambientes semanalmente;
- Troque a roupa de cama, pelo menos, 1x por semana;
- Controle a umidade dos quartos;
- Mantenha a iluminação natural dos ambientes sempre que possível;
- Não se esqueça de limpar tapetes e carpetes.
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN
ESCADA ALUMINIO 5 DEGRAUS Mor UN
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN