5 dicas para limpar sua lixeira e deixá-la impecável
Limpar a lixeira? Higienizar o lixo? Precisa mesmo? Essas dúvidas são bastante comuns, afinal, pode não ser muito lógico que se limpe o local onde vão ser depositados diversos itens para serem jogados fora. Mas não julgue antecipadamente: o lixo pode acumular milhões de bactérias e atrair bichos!
Por isso, manter a sua lixeira limpa, ter uma rotina de limpeza e procurar a melhor forma de higienizá-la é fundamental. Sem mencionar que, com o tempo, diversas lixeiras vão tendo o cheiro entranhado no seu material e podem passar um odor desagradável para a sua cozinha ou sala. Somente uma limpeza profunda pode acabar com esse mau cheiro.
Pensando nisso, a equipe da e.dona trouxe algumas dicas que vão te ajudar a limpar lixeiras de diversos tamanhos e ainda garantir que a sua cozinha esteja sempre cheirando bem!
DICAS PARA LIMPAR LIXEIRA
Lixeiras vêm em todos os tamanhos, formatos e materiais. Algumas são de plástico, outras de aço; algumas têm tampa, outras não, e um terceiro grupo possui um tipo de tampa diferente. Certas lixeiras são maiores e contam com sacos grandes de lixo, outras podem ser usadas até com sacolas plásticas.
Contudo, uma coisa é importante ressaltar: limpá-las interna e externamente vai aumentar a durabilidade do item, evitar o mau cheiro, afastar os bichos e possíveis contaminações para o seu ambiente. Ainda vai ajudar na aparência de organização do ambiente. Afinal, uma lixeira suja é bem aparente!
Vamos às dicas:
#1 ? LIMPE REGULARMENTE
Não adianta limpar apenas uma vez por ano! Lixeiras podem e devem ser limpas frequentemente, especialmente se receberem materiais orgânicos, como restos de comida. O recomendado é que sejam limpas semanalmente, mas, em casa, 2x ao mês também é uma ótima frequência.
Agora, se começar a aparecer um odor desagradável, não tem jeito, né? Já puxe o seu balde, esponja e produtos de limpeza!
#2 ? OPTE POR SACOS DE LIXO DE QUALIDADE E TESTADOS
Não é porque vai ser utilizado no lixo que o saco pode ser algo ignorado. Sacos resistentes e de boa qualidade evitam o vazamento e escape de lixo e líquidos, o que vai ajudar a evitar o espalhamento da sujeira na parte interna da lixeira. Isso também evita que o cheiro impregne no item e mantém a sua durabilidade.
#3 ? PRODUTOS DE LIMPEZA SÃO BEM-VINDOS, MAS NÃO PODE SER QUALQUER COISA
Não tem como limpar o lixo sem bons produtos de limpeza, certo? Mas, se você optar por produtos muito fortes e corrosivos, eles podem reduzir a durabilidade da lixeira e acabar fazendo o vazamento do lixo para fora.
Na maioria dos casos, detergentes, multiusos e sabão já são o bastante para uma boa limpeza. Basta esfregar e usar bastante água! Sem esquecer de deixar secando antes de colocar o lixo novamente.
#4 ? PRODUTOS ABSORVEDORES DE ODOR SÃO BEM-VINDOS
Itens como carvão ativados e ervas aromáticas em sachê, entre outros, podem ajudar a reduzir o odor da lixeira, sendo uma boa prática para o momento final da limpeza. Basta colocar no fundo, antes de voltar a jogar lixo no item.
#5 ? SEPARE LIXEIRAS PELO CONTEÚDO
A reciclagem de produtos é ótima e é uma prática necessária no mundo, certo? Todos deveriam realizá-la! Porém, além de separar o lixo pelo seu material para que possa ser reaproveitado, também é bem importante separar matérias orgânicas de lixo comum. Isso evita que o lixo orgânico fique muito tempo parado na sua casa, atraindo bichos e soltando substâncias na lixeira.
Tenha uma lixeira para comida e este tipo de coisa, descartando diariamente ou a cada dois dias. E tenha também uma para outros tipos de lixo, descartando com uma frequência um pouco menor (mas não muito).
CAIXA GORDURA COLETORA COM TAMPA Herc UN
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN