A grande dica para decorar quartos infantis é abusar nas cores, na moda e nos amores. Já diz o ditado que os pais não criam os filhos para si, e sim para o mundo. Então, a palavra de ordem é imaginação para montar um cantinho funcional e aconchegante. E é bom correr, afinal os pequenos ficam grandes antes do que se imagina. Ao contrário das crianças, que crescem muito rapidamente, os móveis são bens duráveis e devem atender as necessidades de seus consumidores e ter vida útil considerável. Assim, é preciso organizar o ambiente de modo que seja possível conciliar dimensões, proporções e segurança que evite os perigos da infância e, ao mesmo tempo, possa atender as necessidades da fase adulta. Missão impossível?
A resposta de Ligia Bergamaschi Botta, vice-presidente da Associação de Arquitetos de Interiores do Rio Grande do Sul, é não. "Sabemos que é necessário e gostoso para uma criança ter em seu quarto um espaço para brincar à vontade, com a liberdade de bagunçar um pouco", destaca a arquiteta. Assim, o ambiente e seu mobiliário devem ser projetados com modulação que permita sucessivas modificações, que iniciam da infância e se estendem por diversas fases, até chegar à adolescência. "O espaço do armário para dependurar as pequenas roupas permite uma prateleira que organize as enormes caixas de brinquedos. Mais tarde, removida a prateleira, o espaço pode abrigar, tranqüilamente, as roupas do já adulto", sugere. Também é interessante pregar na parede uma um quadro para a criança rabiscar, além de reservar um espaço de brincar no chão, que mais tarde pode dar lugar à escrivaninha, computador e ao skate.
Escolher as cores de forma correta na hora de decorar o quarto também é fundamental. Você encontra no nosso site uma dica de como organizar as cores dos cômodos de sua casa.
CAIXA GORDURA COLETORA COM TAMPA Herc UN
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN