Não sabe como organizar todos aqueles documentos e papéis que você tem que guardar, porque não sabe por quanto tempo devem ser mantidos? Siga esses três passos e organize toda a papelada:
Separe o que precisa realmente ser guardado daquilo que pode ir para o lixo. Lembre-se de rasgar o que pode ser jogado fora, mas que contém dados sensíveis, como informações bancárias.
Digitalize tudo que for possível. Impressoras multifuncionais hoje não são caras, e um scanner vem bem a calhar não só para digitalizar documentos, mas para guardar aquela receita bacana que você viu na revista, mas não vai fazer agora, para mandar comprovantes de pagamento por email etc.
Crie um sistema de arquivamento. Você pode usar aquelas pastas coloridas, dessas de plástico: recibos, casa/carro, saúde (exames, carteiras de vacinação etc.), trabalho e pessoal (certidão de nascimento, passaporte, fotos 3x4 etc.). Arquive da forma que fizer sentido para você e que seja fácil de manter. Saiba quanto tempo devem sem guardados os documentos clicando aqui.
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