DICAS PARA ESCOLHER A PANELA IDEAL EM CADA PREPARO
Engana-se quem pensa que os ingredientes são os únicos elementos que interferem no sucesso de uma receita. A escolha da panela também faz a diferença ? assim como a opção pelos demais utensílios adequados para cada preparo é importante não só pela garantia de uma refeição mais saborosa, mas também por questões de saúde.
Os cuidados no dia a dia, especialmente durante a lavagem e o armazenamento, são capazes de influenciar a qualidade do material ? já que muitas podem ser riscadas ou batidas em excesso, liberando agentes tóxicos. De forma prática, outra dica é observar que cada uma tem uma maneira diferente de reter o calor.
Para entender os benefícios de cada revestimento, fizemos uma seleção com os mais utilizados e suas principais características. Confira:
Panela de alumínio: pode ser usada para cozinhar praticamente todos os tipos de alimento. É recomendado que ela tenha revestimento antiaderente ou cerâmico.
Panela de aço inox: por conter pouca porosidade não pega e não transfere odores para outros preparos, além de evitar a proliferação de bactérias.
Panela com teflon: opção barata, mas não muito resistente. Ideal para preparações secas, que devem utilizar pouca quantidade de gordura, pois o material descasca com facilidade.
Panela de barro: indicada para caldos e ensopados, ela cria consistência e mantém a temperatura necessária durante todo o cozimento. Porém, necessita de manutenção regular para que ela não perca as propriedades.
Panela de vidro: é um material fácil de limpar, mas é preciso ter atenção aos choques térmicos que podem trincar ou quebrar a panela.
Panela de pedra-sabão: bastante pesada, é usada para dar um sabor caseiro à comida e preservar a textura dos alimentos.
Panela antiaderente: facilita o manuseio, o preparo e a limpeza. A única desvantagem é que a falta de cuidado pode desgastá-la.
Panela esmaltada: descasca com facilidade e o tempo de vida útil é bastante curto. Por aquecer rapidamente, deve-se optar pelo fogo brando ao utilizá-la.
Panela de cobre: é lembrada por ser sinônimo de durabilidade e beleza. Esse revestimento esquenta e esfria rapidamente.
Panela de cerâmica: versátil, é ideal para cozimentos rápidos e de longa duração. O material cerâmico atua como facilitador no momento da limpeza e não desgasta com facilidade.
Quanto aos principais modelos de panela, é importante ter em mente formatos como panela com cabo, caçarola, frigideira, panela de pressão, caldeirão, espagueteira e wok (opção para saltear legumes ou carnes fatiadas com rapidez e agilidade). Apesar das funcionalidades de cada uma, existem quatro que são consideradas indispensáveis: espagueteira, frigideira, panela com cabo (de preferência funda) e panela de pressão.
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN
ESCADA ALUMINIO 5 DEGRAUS Mor UN