Como tirar mancha de fruta: 7 dicas que fazem a diferença. Veja aqui!
Dá água na boca só de pensar em uma salada de frutas, nas opções fresquinhas da feira de rua, em um mamão papaia bem grande ou um abacate bem cremoso.
Mas também dá uma certa preocupação quando pensamos que tudo isso pode se tornar uma mancha permanente em nossa blusa preferida, na toalha da mesa ou no sofá!
Por isso, aqui vão 7 dicas de como tirar mancha de fruta da roupa ou outros tecidos, com ingredientes caseiros e fáceis de encontrar.
Frutas: uma opção saudável e refrescante!
Dias de calor combinam muito bem com uma fatia de melancia gelada, com uma manga suculenta ou rodelas de abacaxi.
Além de refrescantes, as frutas são extremamente benéficas para a saúde e devem estar presentes em qualquer dieta balanceada.
São opções indispensáveis no café da manhã e quem sabe até harmonizando com um prato no almoço ou substituindo o doce da sobremesa.
Apesar de todos os benefícios, as frutas em geral possuem coloração forte, que pode deixar manchas ao respingar nas roupas e outros tecidos.
Mas isso não é desculpa para não saborear essas delícias naturais. Então, vamos às dicas!
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
A primeira dica talvez seja a mais importante e vale para toda a vida: sempre que algo manchar algum tecido, seja rápido!
As manchas antigas e secas podem começar a degradar os tecidos, estragando-os e tornando as marcas permanentes.
Portanto, o segredo de como tirar mancha de fruta é agir depressa. Comece removendo os pedaços de fruta ou líquidos (se houver) usando espátulas, facas sem serras, colheres, panos ou papel absorvente. Sempre limpe de dentro para fora para que a mancha não fique ainda maior.
Depois, vire o tecido ao avesso, no caso de roupas, e molhe a mancha pelo lado contrário com água fria.
Como tirar manchas de frutas com água e sabão
Realizando os passos acima, é bem provável que seu tecido limpe facilmente. Para lavar, prepare uma mistura de água com sabão e deixe o tecido de molho.
Após agir por cerca de duas horas, lave normalmente.
Removendo nódoas de frutas com detergente
O detergente neutro também pode ser usado da mesma forma que o sabão, na dica anterior, deixando o tecido de molho com água.
Para uma remoção mais precisa, aplique detergente diretamente sobre a mancha, esfregue suavemente com movimentos circulares e enxágue.
Se necessário, repita o processo.
Como remover manchas de frutas com alvejantes
Se você estava comendo uma fruta e ela caiu em cima de um tecido branco ou claro, o melhor é usar um alvejante sem cloro.
Como retirar manchas de frutas vermelhas
Frutas como amoras, framboesa, morango, mirtilo e cereja são simplesmente deliciosas, muito boas para a memória e outras funções cognitivas e não há quem não goste de comê-las com iogurtes, granola ou em caldas, geleias e sobremesas.
Porém, por mais que sejam pequenas, as danadinhas têm o defeito de manchar tecidos com seus pigmentos avermelhados e escuros.
Para remover manchas de frutas vermelhas, aplique uma quantidade generosa de vinagre branco sobre a mancha até cobri-la totalmente.
Depois, esfregue com leveza até que a mancha saia e lave normalmente.
Removendo manchas de fruta com limão
Dá até para tirar mancha de frutas utilizando outras frutas! Acredita?
No caso de manchas mais resistentes, como de açaí, uva ou pitaya, por exemplo, o limão funciona como um excelente tira-manchas.
Aplique algumas gotas de limão sobre a nódoa, esfregue e coloque para lavar da maneira que você já tem costume. A acidez fará com que a mancha saia mais facilmente.
Como remover nódoas de fruta com glicerina
Outra dica de como tirar mancha de fruta é usando a glicerina.
Essa é uma substância viscosa, com poder hidratante e emoliente, com uma textura facilita a remoção das manchas.
Com a ajuda de um pano, passe um pouco de água fria sobre a mancha.
Depois, aplique a glicerina e enxágue. Não é necessário utilizar uma grande quantidade de glicerina.
Removendo mancha de frutas em estofados e tapetes
Em geral, as dicas caseiras são muito eficientes na remoção de manchas mais fáceis como as de frutas e devem funcionar também nos sofás, tapetes, carpetes, nas poltronas e outros estofados.
Se acontecer um acidente e cair uma fruta no móvel, tente também criar uma mistura de água e água oxigenada, em partes iguais, e aplicar sobre a mancha.
Caso ela ainda persista, não hesite em contar com a ajuda de um profissional, pois muitas tentativas podem acabar danificando o tecido do estofado ou as cerdas do tapete. E seja rápido para chamar a limpeza especializada, para que a mancha não se torne irreparável.
A Dr. Lava Tudo conta com uma ótima solução em limpeza de estofados e de tapeçaria, que é a lavagem semi seca. Utilizando apenas 10% da água usada em outras lavagens, esse é o método mais seguro contra agressões ao tecido, capaz de limpar até as camadas mais profundas.
Além da remoção das manchas de frutas, a limpeza acaba com o encardimento de tecido e elimina:
Resíduos de animais de estimação e do corpo humano, dentre outros.
Cuidados extras que você deve ter
Com todas essas dicas, você já viu que pode comer suas frutas com tranquilidade, certo? Mas para que as técnicas funcionem de fato, lembre-se de tomar alguns cuidados:
Agora, é só descascar a sua fruta preferida e saborear!
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN
CAIXA GORDURA COLETORA COM TAMPA Herc UN
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN