Plantas para ter dentro de casa
Você tem um amigo ou vizinho que tem a casa repleta de plantas e flores super bem cuidadas enquanto você se sente incapaz de manter vivo qualquer verde à sua volta? Pois então o post de hoje é pra você! Separamos 7 plantas que sobrevivem sem precisar daquela atenção toda que chega a dar uma preguiça só de pensar.
Antes de começar, recomendamos que você tente se informar minimamente sobre as preferências da planta que escolher. Coisas básicas: se ela gosta de sol direto ou indireto, qual a frequência ideal para as regas e adubagem (a necessidade de adubo pode variar a cada 3 meses ou 1 ano, geralmente). Agora sim, vamos lá:
Palmeira-leque
Ideal para ser cultivada em vasos, pois cresce lentamente. Ela gosta de ambientes amplos e bem iluminados, mas deve ficar protegida de ventos fortes e do ar-condicionado. Tem folhas grandes, plissadas e com margem dentada em um tom de verde vibrante que dá vida ao ambiente. Para garantir a vida saudável da planta, troque o vaso a cada dois anos, adube durante o verão e sempre que necessário remova as folhas velhas e secas.
Zamioculca
Essa planta é muito utilizada em ambientes internos, como corredores e outros locais com pouca luz natural, já que o sol direto pode queimar suas folhas. Ela deve ser regada apenas uma vez por semana, sendo que é preferível deixá-la passar sede do que regar em excesso, ela deve ter o solo ligeiramente úmido, e não encharcado. A zamioculca resiste bem ao ar-condicionado, mas deve ser evitada por quem tem crianças ou animais de estimação, já que todas as partes da planta são venenosas se ingeridas. O tom verde escuro das folhas superbrilhantes chama a atenção e parece ter sido polido com cera.
Pau d?água
Este arbusto tem um ar rústico apresentando uma linha em tom de verde mais claro que vai de ponta a ponta nas folhas. É ideal para ambientes que não recebem luz natural direta e resiste ao ar-condicionado. Ela deve ser regada cerca de duas a três vezes por semana, quando a superfície da terra estiver seca. Para garantir um crescimento mais saudável, pulverize as folhas com água sempre que regar a terra.
Também há opções para quem quer flores, e não só plantas, no ambiente. Vamos a elas:
Violeta
Uma das plantas mais utilizadas em decoração, a violeta é uma queridinha porque floresce o ano todo e não necessita cuidados exorbitantes. Ela gosta de ar úmido e quente e de iluminação indireta. Deve ser regada duas ou três vezes por semana sem molhar suas flores e folhas.
Bromélia
O vermelho das flores contrasta lindamente com o verde escuro das folhas que envolvem a planta. A luz do sol direta queima suas folhas, por isso deve receber apenas iluminação indireta. Deve ser regada a cada dois, quando também deve-se limpar o centro da planta para evitar a incidência de mosquitos.
Begônia
Lindas para decorar qualquer ambiente, as begônias podem ter diferentes formatos e cores, parecendo verdadeiros buquês. Mantenha a planta protegida da incidência direta do sol, do frio e do vento. Requer rega duas ou três vezes por semana, dependendo da umidade da terra.
Antúrio
Último da nossa lista, mas não menos importante ou belo. O antúrio tem flores muito vistosa e pode ser cultivado em vasos ou diretamente na terra. É mais uma das plantas que não gosta de luz do sol direta, mas também não se dá bem em ambientes escuros. Pede irrigação de três a quatro vezes por semana, mantendo sempre a terra úmida.
#Dicas
- A quantidade de água varia de acordo com a espécie, o local de cultivo e o clima. Para saber se você está acertando, afunde um pouco o dedo na terra. Se ela estiver úmida, está satisfeita. Caso esteja seca, é hora de regar.
- Quando estiver cuidando das plantas, preste atenção nos sinais que ela dá. Se o caule está bem verde ou mudando de cor, se está murchando, se tem novos brotos nascendo, se apareceu algum fungo ou outra praga etc. É observando e conhecendo a planta que você vai saber se está no caminho certo ou se precisa mudar alguma coisa nos cuidados para não deixar sua verdinha morrer.
- De tempos em tempos, vire o vaso de lado - garantindo que toda a planta vai receber uma quantidade de luz semelhante - e evite trocá-la de lugar. Caso seja necessário, tente fazer a mudança de forma lenta e gradual, para que a espécie tenha tempo de se adaptar às novas condições.
- Caso seja preciso remover uma folha ou galho seco, passe um pouco de canela em pó no local cortado. A canela é um ótimo cicatrizante e ainda impede a entrada de fungos e doenças na planta.
- Passe um pano úmido nas folhas, uma vez por semana, para retirar o pó que se acumula.
- Se optar por plantar (ao invés de comprar a planta já crescida), misture duas partes de areia para uma parte de terra. Essa combinação garante um solo bem drenado e bom para o cultivo da maioria das espécies.
E aí, se animou um pouco para botar mais vida em sua casa? Passe em uma floricultura e leve já pra casa a planta que mais gostou. Depois manda uma foto pra gente ver como ficou, tá?!
SUPORTE TV FIXO 10 A 71 POLEGADAS Moveleiro UN
ESCADA ALUMINIO 5 DEGRAUS Mor UN
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN