Você pode fazer pequenas mudanças como o horário da rega, a ordem de lavar a louça e até reduzir o consumo de carnes e industrializados. Confira a lista!
Lave a louça na ordem correta
Dá pra acreditar que mudando a ordem da louça você pode economizar água? Pois bem, vamos lá: comece com uma limpeza prévia dos pratos e talheres com uma esponja seca. No momento de lavar, inicie pelos itens que estiverem mais limpos e deixe as peças mais engorduradas para o final. Geralmente as primeiras louças serão talheres e copos e a dica é deixar panelas e pratos dentro da pia enquanto os lava. Dessa maneira, a água que sai da torneira enquanto você lava os itens menos sujos, já vai amolecendo e limpando a louça mais engordurada. No momento to enxague, faça-o com o máximo de itens de uma vez e deixe uma peça abaixo da torneira para que a água seja reaproveitada por ele também.
Se é o caso de ter uma peça muito engordurada, nada de lavá-la várias vezes! O conselho é deixá-la de molho em água morna para que a gordura amoleça. Depois, com uma só lavagem a peça já estará limpa.
Regue seu jardim à noite
Deste modo, você diminui o efeito da evaporação e a água vai durar mais tempo na sua plantinha. Use regadores ao invés de mangueiras ? já que elas liberam mais água do que o necessário. Dar preferência às plantas como cactos e suculentas, que não consomem muita água, também é uma boa ideia!
Tente reduzir o consumo de carnes
Cada alimento que ingerimos consome uma determinada quantidade de água para ser produzido. De acordo com a associação internacional de ONGs Friends of the Earth, uma dieta vegetariana reduz em 36% o consumo de água usado na produção do alimento.
Mas, calma, você não precisa virar vegetariano! Ficar um dia da semana sem carne já ajuda. A carne bovina é a que mais consome água para ser produzida, então até mesmo preferir por outros tipos de carne já pode ser um começo.
Beba água
Parece um paradoxo, não é mesmo? Mas não é! Isto porque, todas as outras bebidas industrializadas que consumimos também gastam água para serem produzidas. Ou seja, é o mesmo princípio do consumo das carnes. Basicamente, quanto mais industrializada for a sua comida ou bebida, mais água foi necessário usar para produzi-la e transportá-la até chegar em você. Por isso, ao beber água ao invés de refrigerantes, por exemplo, você não só fica mais saudável como também ajuda o planeta.
Fique de olho na conta de água para saber se há vazamentos
Vazamentos são uma das principais causas de desperdício de água e muitas vezes são difíceis de identificar. Por isso, vale a pena prestar atenção e acompanhar a conta de água: se tiver um consumo (e valor!) maior que o normal, procure por vazamentos.
FILTRO SAO JOAO N0 4L 1VELA Stefani UN
CAIXA GORDURA COLETORA COM TAMPA Herc UN
ESCADA ALUMINIO 5 DEGRAUS Mor UN