Elas ajudam a preservar a sua casa e o seu carro. Mas também exigem atenção. Você sabe como cuidar das suas ferramentas?
A ferrugem costuma ser o problema mais comum. Para evita-la, mantenha as partes metálicas lubrificadas. Passar giz em pregos, tesouras e chaves também é uma boa ideia, já que o giz absorve a umidade. Se a ferrugem já estiver presente, lave com diluente e palha-de-aço e finalize com um pouco de óleo.
Para manter as lâminas afiadas, depois de amolá-las na pedra ou na chaira, vale aplicar um pouco de cera em pasta, como aquelas usadas em automóveis. Isso reduz bastante o desgaste.
Nunca guarde as ferramentas de jardim sujas de terra: a contaminação por ervas daninhas, nematóides, vírus e outras pragas e doenças são muito comuns. Após o uso, aposte na dupla água e sabão.
Cabos de madeira, quando molhados, devem ser secos ao sol. Para conservá-los, passe uma lixa e, depois, uma mãozinha de cera líquida para garantir a impermeabilidade.
De modo geral, mantenha suas ferramentas em local seco e protegido da luz. E nunca, nunca guarde qualquer utensílio com resíduos de terra, graxa ou tinta.