Cuidar do jardim é algo que pode incentivar seu filho a fazer o mesmo, sabia? Além do mais, nós, pais, precisamos também nos dedicar a esta cultura, que tão pouco é preservada, mas que tanto ajuda o mundo todo e pode fazer nascer uma geração de adultos que pensam no meio ambiente como forma de sobreviver.
Trouxemos a você dez motivos para cuidar do jardim com seu filho:
1- “Vista” seu pequeno: ao redor do mundo, podemos ver cenas de mamães carregando suas crianças. Mochilas e outros “carregadores de bebês” não são só para caminhar! Você pode tranquilamente se fazer destes acessórios, pois mantêm o bebê seguro enquanto você semeia, rega e etc.
2- Invista em ferramentas e luvas de jardim do tamanho do bebê: as crianças adoram imitar os adultos e isto é valioso para o seu desenvolvimento.
3-Faça uma horta só para a criança: assim você deixa que a criança experimente dentro do seu próprio espaço enquanto você trabalha com as tarefas mais delicadas. Além disto, a criança ter seu próprio espaço proporciona a ela mesma a sensação de autonomia ao fazer algo.
4- Plante uma mudinha de morangos: além de prover frutas deliciosas, entretém as crianças, brincando de procurar os moranguinhos entre os canteiros.
5-Leia literaturas sobre jardinagem com os pequenos: além de aprenderem sobre o crescimento das frutas, eles ficarão mais empolgados para mexer no jardim.
6-Coloque brinquedos ao ar livre perto do jardim:estrategicamente, isto faz com que cuidemos do que eles estão aprontando enquanto mexemos com as plantas. Uma caixa de areia é um bom meio de fazê-lo. Um cavalete artístico também pode ser colocado ao ar livre, incentivando a criança em outra atividade manual, caso o jardim não seja muito lá de seu agrado.
7-Sujando tudo: se você tem planejado um banho uma ou mais horas depois de trabalhar no seu jardim, ligue junto dos trabalhos manuais uma mangueira ou chuveiro. A maioria das crianças adora água nestas situações!
8-Faça da jardinagem uma parte de sua rotina: as crianças crescem e aprendem muito em uma rotina. Aos poucos, podem manifestar suas vontades e selecionar por si próprias algumas das tarefas do jardim.
9-Use protetor solar, chapéus e óculos de sol: proteja seu filho do sol. Se ele associar jardim a queimação solar, não vai querer fazer de novo.
10-Envolva as crianças desde o começo. Se começar seu jardim em potes, lembre-se de incluí-la no programa desde este período. Se você compra plantas e sementes, leve seu pimpolho junto e deixe-o escolher alguns pacotes de sementes.